William Puntschart, o professor William como é conhecido, nasceu em 20 de março de 1959 na cidade de Rio de Janeiro. Casado, é pai de dois filhos e morador de Mauá. Depois de concluir a graduação em História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ingressou na Prefeitura de Mauá por concurso público em 8 de abril de 1992.
Ainda neste ano, obteve o título de mestre em História do Brasil pela Universidade de São Paulo e, mais tarde, em 1998, concluiu o doutoramento pela mesma Universidade, após estágio no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa.
Professor lotado na Escola Municipal Cora Coralina, William iniciou as pesquisas sobre a história de Mauá em 1997. Na ocasião, recorda-se que a primeira tarefa foi ir pessoalmente em casas de antigos moradores para registrar seus depoimentos e solicitar imagens antigas de Mauá para o acervo do Museu Barão de Mauá. Com esse material, escreveu artigos publicados pelo Jornal A Voz de Mauá, os quais compilados formaram em 2004 o livro Memórias de Mauá.
Com o tempo publicou outras obras, entre as quais a coletânea comemorativa aos 50 anos de emancipação político-administrativa (2004); Paróquia Nossa Senhora das Vitórias (2006) e Mauá: entendendo o passado, trabalhando o presente, construindo o futuro (2012).
Atualmente é responsável pelo Museu Barão de Mauá e presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de Mauá, o CONDEPHAAT-Ma.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
31/03/2015 12:41