Pilar na Ingleza (A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses)
Este distrito que fica a apenas 20 minutos da capital é uma das zonas mais produtivas de arroz, feijão e milho e de onde procede a maior parte das aves encontradas no mercado, Pilar está esquecida pelos poderes competentes sem recursos para transportar seus produtos para esta capital.
Para facilitar a vida de toda aquela gente bastaria que o trem da inglesa chegasse ao Alto da Serra.
Faltam neste subúrbio meios de transporte, agência dos correios e posto Policial e nenhuma dessas necessidades é atendida.
Os moradores de Mogi das Cruzes que fica mais distante pagam de trem 900 réis ida e volta, entretanto os de Pilar pagam 2$500 ida e volta.
(O Estado de São Paulo, 16/9/1926)
Foi inaugurado na terça feira passada, o serviço de trens de subúrbios até esta prospera localidade.
Imensa e justa foi a alegria do povo pelo grato acontecimento, Naquele dia a Vila amanheceu em festas sendo saudada com uma salva de 21 tiros que anunciava a chegada do primeiro trem de subúrbio.
Seguiram-se os festejos por todo dia abrilhantados por uma banda de música e acompanhados de farta distribuição de chopes e doces a todos os presentes feita pela comissão organizada para esse fim
O primeiro trem de subúrbios que parou em Mauá, tendo-a como ponto final dessa linha, fê-lo no dia 2 de abril de 1929, uma Terça-feira. Hoje, apenas esses trens, hoje chamados de metropolitanos, param na estação (O Estado de S. Paulo, 4/4/1929).
Referências: http://www.estacoesferroviarias.com.br/m/maua.htm