Por Alex Shinobi.
No ano de 2001, no auge de diversas séries memoráveis como Cavaleiros do Zodíaco e Sakura Card Captor, algumas pessoas inspiradas nos eventos que aconteciam na cidade de São Paulo como o Animecon e o Encontro Internacional de R.P.G, resolveram fazer seus eventos também na região do A.B.C Paulista, já aconteciam encontros de fãs por aqui, mas foi nesse período que começaram a surgir os eventos um pouco maiores que misturavam entrevistas, exibições, Cosplays e tudo que um bom Otaku gosta.
Bem no meu caso eu já conhecia um evento pequeno que estava na sua 7º edição que era o A.B.C Fiction voltado a séries de Ficção Científica como Jornada nas estrelas, era super bacana ir para Santo André aquela época assistir as novidades da FC, Além disso eles traziam pessoas conhecidas do meio FC, como escritores para falarem um pouco sobre suas obras., nessa época a Gibiteca de Santo André também era uma referência para fãs de Comics e Anime, lembro de estudar na ETE e ir de tarde para lá, para ler gibis e mangás.
Mas ainda em Mauá, sentíamos falta de um espaço ou evento que reunisse fãs de anime e comics, então nos reunimos e decidimos fazer um evento lá, não foi nada fácil aliás quem dizer que fazer evento é fácil está mentindo.
Em 2001 a internet engatinhava e era difícil divulgar as coisas pois só tinha e-mail e alguns sites, então dependíamos de “fulano que conhece cicrano” para trazer pro evento, bandas? Quase nenhuma, o espaço então era mínimo, ninguém fora do meio dava valor e também não imaginavam o tamanho da coisa, era trabalhoso organizar tudo, pois sem dinheiro fazíamos cartazes e saiamos colando nas cidades do jeito que dava, não tínhamos verba e a entrada na ocasião era franca e nossas metas também bem francas, queríamos apenas reunir as pessoas que tinham os mesmos gostos que a gente e também produzir coisas como fansubs e fanzines.
A ajuda de amigos colaborou para que em 2002 realizássemos o 1º ABC Comics, na cidade de Mauá. Tivemos lá Sala de exibição de séries antigas, RPG, Palestras, Animekê dentre outras coisas, foi uma parceria com a prefeitura de Mauá que cedeu espaço pra gente, era um anfiteatro com 5 salas anexas e pátio, um lugar muito bom chamava-se anfiteatro Vinicius de Morais, que foi doado para o estado e hoje virou uma ETEC na cidade de Mauá.