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As pinturas religiosas de Emeric Marcier na Santa Casa

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Por William Puntschart

 

As representações bíblicas de Emeric Marcier, pintadas entre 1946 e 1947, no interior da capela do

Hospital Imaculada Conceição, a Santa Casa de Mauá, na avenida Dom José Gaspar 1280, na Vila Assis Brasil, constituem importante referencial artístico-cultural em nossa cidade, tanto pela técnica utilizada quanto pela perspectiva adotada.

 

Esses murais são considerados “afrescos”, pois o artista executou suas pinturas à noite e à luz de velas. O reboco das paredes encontrava-se ainda úmido. Artisticamente, elas se enquadram na escola expressionista européia. Em linhas gerais, o termo expressionismo é empregado para descrever trabalhos de arte nos quais o sentimento adquire valor maior do que a razão. O artista usaria sua sensibilidade não para descrever situações, mas para expressar emoções.

 

Marcier resgata diferentes passagens bíblicas, tais como: Santíssima Trindade, no altar-mor; Jesus, no teto da capela com cinco metros de comprimento; Adoração ao Bezerro de Ouro; Deposição; Jesus Entregue aos Soldados; A Crucificação; Suicídio de Judas; Torre de Babel; Flagelação; Abertura do Mar Vermelho; Expulsão de Adão e Eva do Paraíso e O Sopro da Vida.

 

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Fotos da execução dos afrescos da Capela por Emeric Marcier,
 gentilmente cedidas por Matias Marcier

Segundo a Associação Paulista dos Críticos de Arte, essas cenas bíblicas expressam o que de melhor se produziu no Brasil no setor de artes plásticas. A partir desse trabalho, Marcier se tornaria, inclusive, o mais importante muralista religioso do país. Esteticamente sua obra é qualificada, pela história geral da arte no Brasil, como a maior representação da iconografia religiosa, com pinturas voltadas numa aura de visões dramáticas como a de Pablo Picasso, mas com a disposição visionária e agudo senso de humor.

 

Tanto a capela quanto os murais que adornam todo o seu interior denotam importante marco da evolução urbano-religiosa na região. No início da década de 40, ao criar um retiro para os imigrantes da Juventude Operária Católica (JOC), o padre Eduardo Roberto Batista notou a necessidade de se construir no local um lugar de orações. Para isso, contou com colaboração da comunidade cristã em geral, especialmente dos integrantes da JOC. Antes da edificação da capela, o padre Eduardo convidou Emeric Marcier para embelezar seu interior.

Com relação à carreira de Emeric Marcier, nascido em Cluj, na Romênia, em 1916, e morto em Paris, em 1990, devemos citar que, após formar-se em 1935 pela Academia Real de Belas Artes de Milão, transferiu-se para a capital francesa com o intuito de aperfeiçoar seus dons artísticos, onde freqüentou a Escola Superior de Artes. Em 1940, passou a residir no Brasil, naturalizou-se e virou cristão. Emeric foi seduzido pelo estilo barroco-mineiro, cuja influência sobre o seu trabalho toma-se, a partir de então, cada vez mais presente.

 

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Fotos da execução dos afrescos da Capela por Emeric Marcier,
 gentilmente cedidas por Matias Marcier


 

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Fotos da execução dos afrescos da Capela por Emeric Marcier,
 gentilmente cedidas por Matias Marcier


 

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Fotos da execução dos afrescos da Capela por Emeric Marcier,
 gentilmente cedidas por Matias Marcier


 

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